Reunião na FMF define que 1º jogo da final será no Mineirão e com 10% de atleticanos

Por Aécio Gonçalves 25/04/2017 - 18:02 hs

Em reunião na tarde desta terça-feira, na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF), foram definidos os detalhes do clássico da final do Campeonato Mineiro entre Atlético e Cruzeiro. Durante o encontro ficou decidido que para o primeiro jogo da final, domingo, às 16h, será disputado no Mineirão e com o Atlético tendo o direito a 10% da carga total de ingressos. A diretoria alvinegra irá comprar as entradas e terá até a próxima sexta-feira para depositar o valor para o Cruzeiro.

O Cruzeiro propôs fazer os dois jogos no Mineirão com torcidas divididas, mas o Atlético discordou, de acordo com o diretor de futebol do Cruzeiro, Klauss Câmara, um dos representantes do clube celeste na reunião. “Mesmo sabendo que a reunião era para a primeira partida das finais, o Cruzeiro entende que é uma final de um campeonato onde vão existir duas partidas. Somos os responsáveis por promover o espetáculo, pela segurança do torcedor. Falamos tanto em progressão, em profissionalismo, a gente entendia que conseguiria sair com um acordo no qual pudesse promover aquilo que historicamente é o futebol, jogando as finais em um estádio com as torcidas divididas", declarou.

"Mas a equipe adversária entendeu que essa reunião estava preparada para a primeira partida e, em nenhum momento, não quis acordo, o Cruzeiro buscou todos os tipos de acordo possíveis. O adversário entendeu que não era interessante por parte dele. Então, o Cruzeiro vai cumprir o regulamento sendo o mandante na primeira partida e visitante na segunda”, completou. Segundo o Regulamento Geral de Competições, o clube mandante é obrigado a ceder 10% da carga de ingressos para o time visitante.

Já para o duelo de volta, marcado para o dia 7 de maio, não há definição quanto ao local da partida. O Atlético tem até a próxima segunda-feira para indicar à FMF o estádio. O diretor jurídico do Atlético, Lásaro Cândido Cunha, alegou que a reunião foi marcada apenas para tratar do primeiro jogo. Por isso, o clube alvinegro não anunciou onde será o duelo da volta. “Marcou-se uma reunião para hoje com uma pauta específica, e ela foi discutida”, afirmou.

“O Atlético está cumprindo o Regulamento Geral de Competições e o Regulamento Específico. Como mandante do segundo jogo, o Atlético tem até a próxima segunda-feira para definir. Tem uma série de questões que são colocadas, é importante que as pessoas saibam que o Atlético faz um acerto específico para jogar no Mineirão. Outros clubes que têm contrato lá de 25 anos já estabeleceram as condições e têm que cumprir. Nós não, nós negociamos jogo a jogo. Em relação ao Independência, temos uma parceria a longo prazo. Na própria escolha do estádio, colocamos lá o Independência como número 1 e, na sequência, o Mineirão”, acrescentou o dirigente atleticano.

Se o segundo jogo for marcado para o Independência, a Polícia Militar já vetou a presença das duas torcidas no estádio conforme ofício enviado à FMF nessa segunda-feira. De acordo com a corporação, a decisão visa o “bem-estar” do torcedor e no fato de o Independência estar em obras – recentemente, a administradora do estádio iniciou a instalação de arquibancadas móveis atrás de um dos gols.